Dicas Para Empresários
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PDV (Pedido de Demissão Voluntária) - Vale a Pena?A crise econômica deu sinais reais que perdeu força, mas o PDV (Plano de Demissão Voluntária) continua sendo uma saída adotada por muitos empregadores para equilibrar suas contas. Os servidores públicos que o digam. O...
Desenvolver um planejamento estratégico
- O sucesso do planejamento estratégico está diretamente vinculado ao posicionamento do sócio proprietário na empresa diante das atividades do dia-a-dia. Portanto, é de fundamental importância que o empresário não se posicione em funções exclusivamente operacionais.
- O planejamento estratégico é uma área do planejamento empresarial, que facilita a gestão de uma empresa. A ferramenta auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.
Desenvolver a capacidade de buscar e avaliar informações do mercado
O empreendedor necessita priorizar o tempo disponível para melhor organizar as atividades empresariais. Dedicar-se na busca de informações sobre o mercado tem importância crescente, sendo um diferencial de sucesso, pois o turbilhão de acontecimentos externos obriga as organizações a enfrentar novas situações.
Dessa forma, a informação torna-se fundamental para a descoberta e introdução de novas tecnologias, bem como para explorar as oportunidades de investimento. Ela é o farol orientador das oportunidades existentes e sinalizadora das ameaças a que a empresa está sujeita, pois reduz as incertezas durante o processo de tomada de decisão e, consequentemente, aumento da qualidade.
O diferencial das empresas e dos profissionais está diretamente ligado à valorização que dão à informação, ao conhecimento e como os utilizam no atendimento às demandas do mercado e na busca de soluções inovadoras.
Desenvolver a capacidade de liderança e trabalho em equipe
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Liderar pessoas nos dias de hoje é uma tarefa bastante versátil. O líder atual necessita não só de habilidades técnicas para gerir colaboradores e equipes, mas também da capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhando com os interesses das organizações.
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Dicas para o trabalho em equipe dentro da empresa:
1 – Defina claramente a missão, os valores da empresa, as metas e objetivos da equipe.
2 – Respeite a individualidade e estimule a diversidade da equipe.
3 – Estabeleça os papéis.
4 – Motive e reconheça os talentos.
5 – Aprenda a lidar com o conflito.
6 – Avalie e monitore.
Inovar como diferencial competitivo
A inovação é cada vez mais importante para a estratégia das empresas. Inovação não é, tão somente, boas ideias. As ideias inovadoras devem avançar e tornarem-se produtos e serviços que serão ofertados ao um mercado cada vez mais competitivo.
Inovar exige velocidade para que a organização possa se manter à frente dos seus concorrentes. Ao adotar a gestão da inovação, a empresa deverá estar aberta a adotar novos modelos de gestão e pronta a correr os riscos inerentes a criação de novos produtos ou serviços.
Entender qual é o seu negócio
Quanto mais informações uma empresa captar sobre o mercado em que atua, mais clareza terá para efetuar os processos e atividades do negócio. O Empresário deve entender minuciosamente cada etapa do seu negócio de modo a compreender os pontos que podem ser potencializados e otimizados, comprometendo-se periodicamente analisar todas as questões que envolvem as operações da organização. A sua empresa vende mais que serviços ou produtos vende soluções. Qual é a sua?
Dar importância aos colaboradores
O que as empresas têm percebido que, para inspirar os funcionários, é preciso desenvolvê-los de forma integral. Para isso, ela deve transformar suas rotinas e práticas, garantindo às equipes internas o mesmo tratamento de excelência que oferece aos seus melhores clientes. Incentivar os funcionários a ser eles próprios, garantir a transparência dos processos, utilizar cada vez mais a tecnologia e investir em inovação e criatividade são alguns dos fatores que podem contribuir com esse engajamento.
As empresas precisam oferecer aos seus funcionários uma experiência real que reflita nas ações do dia a dia, que mostre os valores da organização e que tenha congruência entre o discurso e a prática. Ele deve se sentir parte integrante de uma equipe preocupada com o seu desenvolvimento, e não apenas mais um número para a organização.
Entenda o cliente - O que ele pensa sobre o seu produto?
Sabemos que a pesquisa de mercado é uma ótima maneira de como entender o cliente para desvendar opiniões e percepções, mas existem algumas outras táticas que podem ser aplicadas após a coleta de dados de seu projeto de pesquisa para que você obtenha maior retorno sobre o seu investimento em marketing.
Não tem como entender o cliente e sua relação com o seu produto ou serviço se você não se colocar no lugar dele. Mapear a jornada do consumidor é uma etapa importante nesse processo de como conhecer seu cliente a fundo. A ideia é ilustrar a experiência do consumidor com a empresa, mostrando todos os pontos de contato desde o momento em que ele conheceu a empresa até o relacionamento pós-venda.
Manter uma boa relação com os sócios para sucesso da empresa
- Não deixe a vaidade dar o tom do relacionamento societário. Por mais natural que seja a vaidade entre humanos, não condicioná-la a um patamar razoável pode ser muito destrutivo;
- Exercer uma atitude excessivamente controladora e asfixiante. É o tipo de atitude, que geralmente movida por pura insegurança, resulta no estrangulamento das melhores relações profissionais;
- Discussões pesadas e desautorização pública diante dos outros colaboradores entre sócios. Poucas atitudes poderiam ser mais destrutivas (para sócios e para a equipe). É aconselhável que os sócios tratem as diferenças em conversas reservadas e dotados de frieza e muita passionalidade.
Exercer o controle financeiro como aparato fundamental para gestão do negócio
É praticamente impossível gerenciar uma empresa sem utilizar-se dos instrumentos de controle financeiro. Praticar política de precificação, projetar recursos de caixa, são ações primordiais da gestão que dependem do controle financeiro.
Outro instrumento de grande importância na gestão de um negócio é o fluxo de caixa. Nele estão demonstradas todas as disponibilidades de caixa e consequente necessidade de capital de giro.
Manter o foco em resultados
Estabelecer metas e objetivos que proporcionem resultados capazes de viabilizar o negócio.
Compartilhamento dos objetivos com os colaboradores, proporcionando uma única visão e consequente harmonia dentro de todos os processos da empresa.