PDV (Pedido de Demissão Voluntária) – Vale a Pena?

A crise econômica deu sinais reais que perdeu força, mas o PDV (Plano de Demissão Voluntária) continua sendo uma saída adotada por muitos empregadores para equilibrar suas contas. Os servidores públicos que o digam. O governador do DF, Ibaneis Rocha, assinou decreto em 28/1 autorizando todas as estatais distritais a elaborarem planos visando ao PDV para enxugar e renovar a folha de servidores.

Programas do tipo podem salvar as contas da instituição, mas são necessariamente uma boa opção para o trabalhador? Em tese, há vantagens para ambos os lados: o empregador consegue reduzir seus custos com folha de pagamento e o empregado sai com algum tipo de benefício ou pacote financeiro que compensa o seu desligamento.

Para Ary Ferreira, sócio-presidente da KANUF CONSULTORIA, CONTABILIDADE E NEGÓCIO, o PDV pode ser uma virada do jogo na vida profissional do funcionário ou o pior de seus pesadelos. “Se você pensar somente no dinheiro sem saber como investi-lo perderá tudo em pouco tempo”, diz. “Mas pode ser a chance de desengavetar aquele velho sonho para empreender com sucesso”, explica.

Como escolher se vale a pena aderir ao PDV?

Elaboramos algumas perguntas para te ajudar nesta tomada de decisão, Confira:

Qual é o seu momento de vida?

Se você está atravessando uma transição profissional, faça uma avaliação da sua carreira: você já vinha pensando em trocar de emprego? Tem um plano B, como outra oferta de emprego? Pretende abrir um negócio? Quer mudar de área de atuação? Pretende antecipar sua aposentadoria? Se as respostas forem negativas, talvez o PDV não seja uma boa opção.
Aproveite ainda para avaliar sua vida pessoal. Como isso vai afetar a vida do(a) parceiro(a), filhos e outros familiares? “É importante avaliar o impacto financeiro, emocional e logístico dessa decisão para a rotina e para o futuro da sua família”, aconselha Ary Ferreira.

Você se identifica com a missão da instituição?

Essa é a pergunta decisiva. Avalie de acordo com suas grandes aspirações e projetos. “Se você estiver feliz com o que faz, como faz e está satisfeito com os desafios que recebe e com os resultados que alcança, é recomendado que fique onde está”, explica Ary.
Se, por outro lado, você não se identifica e está se sentindo desmotivado, aderir ao plano de demissão voluntária pode ser uma boa oportunidade para buscar outro emprego em que será mais feliz. Avalie com critério para não se arrepender por não ter aderido ao plano enquanto era tempo.

Como será o futuro da instituição (e do meu departamento)?

A história mostra tanto exemplos de instituições que faliram quanto empresas que tiveram uma vida longa e próspera no pós-PDV. A dica para acertar é ativar o seu networking interno. “Busque seus pares, converse com eles a respeito do futuro da instituição, veja se eles vão ou não aderir ao PDV, e por quê”, diz o consultor com mais de 30 anos de experiência em mentoreamento de empresários de todo Brasil.

O pacote financeiro é realmente atrativo?

Sob o ponto de vista financeiro, a qualidade dos PDVs pode ser bastante variável. Portanto, avalie se a proposta do empregador é mais vantajosa em relação aos valores da rescisão normal. Na Kanuf Consultoria, entendemos que um pacote vantajoso contempla benefícios — como um plano de saúde estendido, por exemplo — e valores representativos diante do seu rendimento médio e das suas economias.
A maior vantagem é o dinheiro oferecido ao funcionário que adere ao PDV pode ser uma excelente oportunidade para se capitalizar para abrir um negócio próprio, por exemplo, ou no mínimo para não se preocupar com a sobrevivência da família por um certo período.

Ficou Com Dúvidas?

Entre em contato com nossos especialistas e descubra possibilidades de rendimento com o seu pacote do PDV.